A Feira de São Mateus regressa, de 10 de agosto a 21 de setembro, com uma comemoração especial: assinalam-se os 900 anos do Foral de Viseu. Para além de um programa musical e cultural de excelência a que o certame já foi habituando, haverá uma programação complementar para celebrar o grande marco, no qual é integrado dois espetáculos únicos e mágicos – “The Heliosphere” e “The Herbert´s”.
A designada “guardiã das feiras populares do país” abre as suas portas amanhã, dia 10 de agosto, pelas 21:30 horas, junto à porta de Viriato. A Feira de São Mateus prolonga-se até dia 21 de setembro – Dia de São Mateus e do Município – e, este ano, terá uma nova celebração: os 900 anos da outorga do Foral de Viseu por Dona Teresa. A programação demonstra-se assim reforçada, trazendo novos espetáculos, exposições, animação de rua, as visitas de Dona Teresa e a sua “Corte”, entre outras iniciativas.
Há dois espetáculos a salientar, de companhias do Reino Unido e da França, que serão únicos e mágicos neste evento. “The Heliosphere” será o primeiro a realizar-se, a 11 de agosto, no Campo de Viriato, às 20:30 horas e às 23:45 horas. Este espetáculo, da autoria da companhia inglesa “The Dream Engine” irá cruzar, no ar, grandes acrobacias com música. Espera-se muita criatividade e uma certa magia.
Já no dia 25 de agosto, no Picadeiro, realizar-se-á a peça de teatro “The Herbert’s Dream”. Esta já é protagonizada pela companhia francesa, que se dá pelo nome “Des Quidams”. Em paralelo com a dramatização, acontecerá um espetáculo de luz, movimento e magia.
Carta de Foral em exposição
“Viseu (n)o Coração de Portugal” é uma exposição já conhecida dos visitantes da Feira, voltando a ser apresentada no corredor do Multiusos de Viseu. Constituída por 112 fotografias, a mostra é assente no desenvolvimento territorial dos últimos anos e nos projetos e iniciativas municipais desenvolvidas.
A esta exposição junta-se uma nova, relacionada com a grande comemoração e, na qual, estará presente a Carta de Foral. Será uma cópia do original, em que os visitantes terão a possibilidade de ler o que Dona Teresa escreveu quando tornou Viseu num concelho. Na noite de amanhã, as duas exposições serão inauguradas pela comitiva que integra a abertura da Feira de São Mateus.
Animação garantida no Picadeiro
A animação de rua marca positivamente esta programação complementar, pretendendo entreter miúdos e graúdos que passam pelo Picadeiro. A Companhia Projeto EZ trará dois espetáculos: a 1 de setembro, será possível assistir a uma dupla de bombeiros sapadores – os “Ez sapadores” – que, a bordo do seu carro, irão atrapalhar uma situação não desvendada. Já a 15 de setembro surge a “Caravana”, uma casa desconstruída que convida os participantes a visitá-la e a ter uma experiência sensorial.
A Companhia Malatitsch apresentará o Novo Circo com muita animação, no dia 8 de setembro. No dia 20 de setembro, será a vez da “Brigada das cores”, que trará um espetáculo minimalista, com mímica, sombra e movimento. Serão congelados gestos do dia-a-dia que prometem fazer refletir.
Se pretender saber mais do seu futuro, poderá dirigir-se até aos Aposentos Reais Regina Tarasia, junto à Praça de Viriato, e realizar uma sessão com Eurus, o vidente da Feira de São Mateus. Este estará disponível nos dias 13, 20 e 27 de agosto e 7, 14 e 21 de setembro.
A Feira de São Mateus reforçou o seu cartaz musical e cultural, mas também a sua aposta com a sustentabilidade. No dia 11 de agosto, pelas 20:30 horas, será entregue o Certificado de Sustentabilidade, tornando-se a primeira feira, a nível nacional, a obter este reconhecimento.