Festival IKFEM volta a unir as margens do rio Minho

Festival IKFEM volta a unir as margens do rio Minho

A 11º edição do IKFEM regressa esta quinta-feira, dia 20 e decorrerá até 25 de julho, na Eurocidade Valença-Tui. A Ponte Internacional Valença Tui, que une Portugal e Espanha, será o palco de abertura deste festival, que conta também, no dia 21, com uma mostra bastante diversificada: música, moda, artesanato, dança, arte e muito mais.

A partir desta quinta-feira, dia 20 de julho, dá-se início ao festival IKFEM, que irá, nesse mesmo dia, unir Portugal e Espanha, através da Ponte Internacional Valença-Tui – é nesta que os dois países se unem por 400 metros. Está programado um espetáculo de música em pleno rio minho: Delphine Coutant tocará num piano flutuante a obra “Dois sistemas solares”, sendo também acompanhado pelo violoncelista Daniel Trutet e a trombonista Jenny Violleau. Esta peça é definida como “uma mini ópera pop, em jeito de tragédia antiga”, refere, em comunicado, o município de Valença do Minho.

Ainda na Ponte, decorrerá, no dia 21, às 18:00 horas, uma mostra criativa e bastante diversificada, passando pela música, moda, artesanato, fotografia, magia, dança, arte e gastronomia. Esta é resultado da open call IKFEM CRIATIVA, que selecionou um total de 40 projetos, de os mais de 70 participantes.

Haverá também diversos espetáculos culturais, de origem portuguesa, espanhola e brasileira, cubana e cabo-verdiana, em 25 espaços de grande valor arquitetónico, tal como é o caso da Catedral de Tui e da Fortaleza de Valença. Os concertos são gratuitos, mas os lugares limitados à lotação de cada espaço.

Depois da inauguração da mostra criativa, o Jardim Municipal de Valença receberá, por volta das 21:30 horas, os artistas Ellen de Lima com Rodrigo & Gustavo Almeida, que provocarão um encontro de gerações e um cruzamento de histórias entre Portugal, Galiza e Brasil.

Destaca-se a homenagem aos 70 anos de carreira do maestro António Victorino d´Álmeira, no dia 22, sábado, pelas 21:30 horas, no Jardim Municipal de Valença. “70 anos de carreira – Mornas & Fados” inicia-se com um solo do próprio maestro, seguindo-se as mornas da cantora cabo-verdiana Cremilde Medina e, por fim, um fado de Kátia Guerreiro. No fim juntam-se os três em palco, terminando com um espetáculo harmonioso.

O IKFEM marcará presença em vários locais de Valença nos primeiros dois dias e, nos últimos três, ruma até Tui. É no dia 24 que os Duo Moraguez – Pilar e Arabel Moráguez atuam, realizando uma concerto de música cubana e com algumas harmonias do Caribe, na Igreja de Santo Domingo, às 21:30 horas. Já no dia 25, Dia da Galiza, decorrerão dois espetáculos também na Igreja de Santo Domingo: o primeiro, às 18:00 horas, com Daniel Pereira, que trará quatro sonatas para piano de Beethoven; e o segundo, às 21:00 horas, com o grupo Arume de Malvas, que irá reproduzir a história dos 30 anos do grupo folclórico Terra de Malvas.

O festival terminará no dia 25, às 21:30 horas, na Praça São Fernando, em Tui, com um espetáculo de música, dos Alqvimia Musica, emergido na magia do vídeo mapping.

Notícias