A Urtiga, Pedro Branco, Catarina Branco e José Valente são os artistas convidados para esta 2º temporada dos CLAV Live Sessions 2023, envolvendo-se numa tour de 16 concertos, que irá percorrer Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Porto. Dá-se início a 27 de setembro com A Urtiga e terminará a 16 de dezembro com José Valente.
As CLAV Live Sessions regressam pela segunda vez este ano, depois de terem encerrado um ciclo de 50 concertos. Desta vez, com um novo formato e uma nova proposta, abraçando uma tour que irá percorrer Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Porto. Serão um total de 16 concertos, espalhados por estas três cidade e terão como protagonistas quatro artistas: A Urtiga, Pedro Branco, Catarina Branco e José Valente.
O primeiro concerto será de A Urtiga, que se realizará a 27 de setembro no CLAV- Centro e Laboratório Artístico de Vermil, em Guimarães, às 21:30 horas. O último já acontece nas CLAV Live Sessions de José valente, a 16 de dezembro, no Auditório da Junta de Airão S. João, também em Guimarães, às 21:30 horas.
Pela primeira vez, os espetáculos serão ao vivo, acontecendo no “Moinho de Moreira de Cónegos”, na CLAV e no Auditório da junta de Airão S.João, em Guimarães; em vários auditórios das juntas de freguesia de Famalicão, associado ao projeto “Há Cultura” e no espaço “APURO”, no Porto. Para além da já ser habitual os concertos serem realizados em formato streaming no CLAV, serão também registados em formato televisivo e utilizados para criar novos conteúdos digitais.
Esta tour tem como principal objetivo a “concretização de políticas públicas de descentralização cultural e a ampliação do acesso à cultura para um público que, de outra forma, poderia não ter essa oportunidade enriquecedora.” – afirma, em comunicado, a organização. O diretor artístico do CLAV, Alberto Fernandes, ressalta os anos de esforço neste projeto e a sua relevância para o cenário musical em Portugal e no mundo.
Esta edição conta com apoio financeiro das Câmaras municipais de Guimarães e Vila Nova de Famalicão, para além das suas respetivas juntas de freguesia.