É já de 28 a 30 de março que o Município de Miranda do Douro promove a tão aguardada Feira da Bola Doce e dos Produtos da Terra.
A Bola Doce Mirandesa é um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos de Miranda do Douro, tradicionalmente associado à Páscoa, é também o mote para a realização desta Feira que vai decorrer no Jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro.
Para além da Bola Doce, esta Feira é também uma montra daquilo que de melhor se faz e produz no Planalto Mirandês, através da dinamização de vários setores da economia local, nomeadamente o artesanato e os produtos da terra como o pão, fumeiro, licores e vinhos, entre outros, que vão contar com um lugar de destaque reservado à venda e exposição.
O saber ancestral está garantido em todos os produtos característicos desta altura do ano, como é também o folar de carne, confecionado com o melhor fumeiro caseiro.
Reforçar o concelho de Miranda do Douro como destino de eleição gastronómico e turístico de Trásos-Montes, contribuir para a divulgação, promoção e venda de produtos regionais, fomentar o convívio e animação são os grandes objetivos deste certame, que irá decorrer no Jardim dos Frades Trinos, numa estrutura preparada para o evento.
Falar de Miranda do Douro é falar de tradição, de uma gastronomia forte e enraizada, de um concelho que apresenta produtos exclusivos na sua qualidade e excelência. Aqui, revelam-se sabedorias seculares, usos, costumes e, sobretudo, imaginação que nos faz sentir o pulsar de uma vida, de uma família, de uma região. Sustentada pelo gosto apurado dos condimentos regionais, a gastronomia faz bom jus à sua fama: é da melhor e mais saborosa do País! As carnes autóctones, os produtos hortícolas vindos das hortas familiares, as doçarias… uma tentação! No Concelho de Miranda é sempre difícil a escolha, aqui os pratos típicos aliciam-nos e “baralham” as dietas… Quando se sentar à mesa num dos muitos restaurantes do Concelho, esquecer-se-á do relógio e render-se-á aos prazeres da gula, com a Posta à Mirandesa, Cordeiro assado na brasa, Bacalhau assado, a Bola Doce Mirandesa…tudo bem regado com o vinho da região.
Por todos estes e tantos outros argumentos, não faltam motivos para visitar Miranda do Douro durante esta Semana Santa.