O CAMINHO PORTUGUÊS DE SANTIAGO MAIS PERCORRIDO

O CAMINHO PORTUGUÊS DE SANTIAGO MAIS PERCORRIDO

Desde o século IX milhares de peregrinos percorrem os Caminhos de Santiago com o intuito de chegarem à Catedral de Santiago de Compostela, na Galiza, para visitar e venerar o túmulo do Apóstolo Santiago Maior. O Caminho Português mais percorrido é o Caminho Central, que se inicia em Lisboa e se estende, em território português, até à cidade raiana de Valença.

Em Portugal existem vários Caminhos de Santiago, sempre com uma rota delineada de sul para norte, uma vez que Santiago de Compostela se localiza a 120 quilómetros da fronteira minhota. O Caminho Central Português, tal como o nome indica, atravessa o centro do país e pode ser iniciado, tanto na Igreja de Santiago, como na Sé Catedral, em Lisboa. Ao todo, até à Praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela, são sensivelmente 625 quilómetros. É certo que boa parte dos peregrinos que decidem percorrer este Caminho optam por começá-lo no Porto ou em Valença, caminhando, assim, aproximadamente, 240 ou 120 quilómetros, respetivamente. Quem escolher ir a pé deve fazer 100 quilómetros para que lhe seja concedida a Compostela. Se for de bicicleta ou a cavalo há que percorrer 200 quilómetros. No entanto, para obter a Compostela também é necessária a Credencial do Peregrino, bem como carimbá-la, pelo menos duas vezes por dia, nos albergues ou estabelecimentos que existem ao longo do percurso.

Afamado pela beleza das paisagens circundantes e por sinalização e infraestruturas adequadas, este itinerário está bem traçado há milhares de anos. Por norma, é possível fazê-lo em dez dias, embora há quem opte por ir de bicicleta e consiga percorrê-lo em apenas cinco ou seis dias.

Para além de ser visto como uma “experiência espiritual”, o Caminho Central é a oportunidade certa para calcorrear, descobrir e explorar zonas de Portugal que merecem ser conhecidas, seja pela natureza e pelo património, seja pelas pessoas que as habitam.

Cultura e Património Turismo