Quatro projetos portugueses entre os vencedores dos prémios europeus do património cultural/Prémio Europa Nostra 2023

Quatro projetos portugueses entre os vencedores dos prémios europeus do património cultural/Prémio Europa Nostra 2023

A riqueza e diversidade do património cultural português são, mais uma vez, celebradas com a conquista de quatro distinções na edição de 2023 dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra. A Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, anunciaram os vencedores deste prestigiado galardão que contempla 30 projetos de 21 países europeus.

O primeiro projeto a ser reconhecido foi o restauro dos Tetos Mudéjares da Sé Catedral do Funchal, localizados na ilha da Madeira. Estes raros tetos de estilo mudéjar, com uma área total de 1500 m², foram cuidadosamente recuperados seguindo as melhores práticas de conservação da madeira. Para essa tarefa, uma equipa interdisciplinar de profissionais de topo, provenientes de várias nacionalidades, uniu esforços para devolver o esplendor artístico e histórico a este importante património.

Outro projeto premiado é a Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal “Arte-Xávega”, que se destaca pela transferência de conhecimento e saber-fazer, revelando práticas exemplares de preservação desta técnica de pesca artesanal e sustentável. Ao partilhar esse conhecimento, o projeto contribui para a proteção e perpetuação da “Arte-Xávega”, representando um dos últimos exemplos dessa prática na União Europeia.

A capital portuguesa também recebeu reconhecimento através do “Projeto ALMADA, Lisboa”, uma iniciativa multidisciplinar que utiliza a investigação científica para lançar uma nova perspetiva sobre a arte mural de Almada Negreiros. O alcance deste projeto tem sido exemplar, alcançando e envolvendo diversas comunidades ao redor da cidade.

Por fim, mas não menos importante, a dedicação do arqueólogo Cláudio Torres e do centro de investigação que fundou em Mértola foram honrados. Há mais de quatro décadas, Cláudio Torres e a sua equipa têm desempenhado um papel crucial na valorização e conservação do património islâmico em Portugal, tornando-se uma referência nacional e internacional nesta área.

A seleção dos 30 vencedores foi feita por um Júri composto por peritos em património de toda a Europa, após avaliação das candidaturas de 35 países europeus por Comités de Seleção.

A entrega dos prémios acontecerá no dia 28 de setembro, no Palazzo del Cinema, em Veneza. Esta cerimónia será um dos momentos-chave da Cimeira Europeia do Património Cultural 2023 que decorrerá na cidade italiana, entre os dias 27 e 30 de setembro.

*Mosaico de fotos: Cortesia Europa Nostra

Cultura e Património