Destino turístico singular a Norte de Portugal, Santa Maria da Feira é, sem dúvida, a escolha acertada para todos os que procuram uma experiência que combina história, cultura e contacto com a natureza. Aventure-se por este território e descubra locais únicos que fazem deste concelho um paraíso verde a explorar.
Começamos a descoberta pelo Zoo de Lourosa, o único parque ornitológico em Portugal que abriga uma fascinante coleção de 500 exemplares de 150 espécies oriundas dos cinco continentes. Além do contacto com as aves, este espaço convida a passeios tranquilos pelos habitats que recriam os ambientes naturais das aves ali presentes.
A pouca distância, o rio Uíma desenha a paisagem e convida à aventura ao longo do seu ecossistema fluvial que se estende por nove quilómetros. Aqui, o Parque das Ribeiras do Uíma, entre Fiães e Lobão, e o Parque das Termas, em Caldas de S. Jorge, oferecem trilhos sinalizados que guiam os visitantes através de uma diversidade de fauna e flora, enriquecida por pequenos açudes e cascatas.
Não longe daqui a Praia Fluvial da Mâmoa, situada nas margens do rio Ul, revela-se como um refúgio ideal para quem busca tranquilidade e contacto com a natureza. Este local, distinguido com Bandeira Azul, combina infraestruturas de apoio com extensas áreas verdes, tornando-o ideal para um dia bem passado ao ar livre.
A Quinta do Castelo oferece uma viagem ao passado, inserida numa paisagem que mistura elementos naturais e históricos. Este local, repleto de jardins, com uma gruta e lago artificiais, proporciona um cenário idílico para passeios tranquilos e sessões fotográficas memoráveis, revelando a harmonia perfeita entre a natureza e o património construído. É ainda na Quinta do Castelo que se pode iniciar o Percurso Interpretativo “Guardiãs do Castelo” que permite explorar a riqueza arbórea que circunda o histórico Castelo da Feira.
Para os amantes do desporto informal em contacto com a natureza, o território de Santa Maria da Feira “esconde” verdadeiros tesouros que vale a pena descobrir, explorar e contemplar, seja a correr, a caminhar ou a pedalar.
Em pleno coração da cidade de Santa Maria da Feira, o Percurso Urbano do Cáster, inserido no Parque Condes de Fijô resulta de uma renovação do espaço urbano em perfeita simbiose com a natureza. Aqui, os visitantes podem caminhar, correr ou pedalar, desfrutando da paisagem lado a lado com a Mata das Guimbras e com vistas para o castelo, num enquadramento perfeito que combina o urbano e o natural.
A envolvente natural do Europarque fortalece a atratividade da Cidade dos Eventos. Os jardins do Europarque apresentam um lago artificial rodeado por uma vasta área verde. Este parque não é apenas um local que convida a práticas desportivas e passeios familiares, mas também um cenário ideal para apreciar a tranquilidade da natureza ao longo de todo o ano.
Santa Maria da Feira, com uma oferta diversificada de paisagens naturais e percursos culturais, promete uma experiência única para todos os visitantes. Seja para explorar a biodiversidade, relaxar ao som de uma cascata ou desvendar os segredos históricos entre árvores centenárias, esta cidade tem algo de especial para oferecer. Venha descobrir Santa Maria da Feira onde cada canto conta uma história e cada paisagem inspira o regresso.