Sons Lusófonos são celebrados no FESTA em Ovar

Sons Lusófonos são celebrados no FESTA em Ovar

O festival FESTA decorre já este sábado, dia 8 de julho, no Parque Urbano, contando com várias sonoridades lusófonas. Haverá concertos gratuitos de Ana Moura, Selma Uamusse, Luca Argel, Retimbrar, Mão Verde, Monte Cara e Batide DJ.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Ovar, que pretendeu trazer um festival que celebrasse os sons lusófonos: É “uma homenagem à palavra cantada em português e às sonoridades vindas dos quatro cantos do mundo, onde a língua de Camões é mãe”, afirma, em comunicado, a autarquia. Portugal, Brasil, Cabo-Verde, Moçambique e Angola estarão em representação neste festival.

O FESTA realizar-se-á no dia 8 de julho, no Parque Urbano de Ovar, estando o seu início marcado para as 15 horas. A entrada é livre e, antes dos concertos, ainda estão planeadas um conjunto de atividades que promovem a animação familiar: os Jogos Tato Bitato, as oficinas Aguada e Centro Ponto Arte e andará a deambular pela cidade o Agostinho e Felicidade.

A primeira artista a subir a palco é Von X DJ, que trará influências de Jazz, Folk e “Folktronica”. Atuará às 15:00 horas e às 20:00 horas no Palco Verde. Já por volta das 16:00 horas será a vez dos Mão Verde, um projeto que inclui música de Pedro Geraldes e letra e voz de Capicua. Ainda neste palco, às 18 horas, atuam os Retimbar, esperando-se “uma homenagem à música popular portuguesa com o novo disco ‘Levantar do Chão’”, indicou o município à agência Lusa. Ainda será realizada uma oficina com o coro Jovem do Orfeão de Ovar, envolvendo-os também no espetáculo.

O Palco Rio, às 17 horas, receberá, diretamente do Brasil, Luca Argel, um artista que fará recordar o maior evento do concelho, o Carnaval, ao explorar o samba no seu novo disco. Às 18 horas viajamos até Cabo Verde, com a Banda Monte Cara, que é considerada o “primeiro clube lisboeta” dedicado à cultura africana. Danny Silva e Leonel Almeia também estarão em palco como convidados especiais.

Já a noite do festival irá centralizar-se no palco FESTA, com a atuação da fadista Ana Moura, às 21:00 horas. A artista focar-se-á no disco “Casa Guilhermina”. Em seguida, pelas 23:00 horas, entra em palco Selma Uamusse, artista moçambicana que viajará pelo rock, afrobeat, gospel, soul e jazz. Batide DJ, nome artístico de Pedro Coquenão, será o último a atuar, por volta da 00:30 horas e promete animar o ambiente do festival – “o primeiro artista português e angolano a protagonizar uma sessão do Boiler Room”, revelou o município à agência Lusa.

*Foto principal: Cartaz do FESTA

Notícias