Três palcos de Sines acolhem Festival Músicas do Mundo

Três palcos de Sines acolhem Festival Músicas do Mundo

O festival Músicas do Mundo chegou a Sines ontem, dia 25 de julho. Estão oito concertos diários programados, divididos por três palcos e, um dos mais esperados, acontece hoje: a artista Lila Downs sobe ao palco do Castelo de Sines, às 22:15 horas.

A 23º edição do festival Músicas do Mundo decorre de 22 a 29 de julho, estando até dia 24, situado no Largo do Marquês de Pombal, em Porto Covo. De 25 a 29, o evento toma conta da cidade de Sines, havendo espetáculos a decorrer no Castelo, na Avenida Vasco da Gama e no Pátio das Artes. Entre estes três palcos estão a acontecer 8 concertos diários, sendo alguns gratuitos e outros pagos. Este ano, foram confirmados 41 concertos, com artistas de 27 países diferentes.

Hoje, dia 26 de julho, a artistas mexicana e vencedora de um Grammy e seis Grammy Latinos, Lila Downs, atuará no palco do Castelo, pelas 22:15 horas. O foco estará no seu novo álbum, “La Sánchez”, constituído por canções relacionas com os temas injustiça social, problemas da imigração e defesa das mulheres, principalmente as indígenas e trabalhadoras.

No entanto, quem abre os concertos de hoje serão os alentejanos RAIA, subindo ao palco do Pátio das Artes, às 16:30 horas. A viola-campaniça será a estrela desta tarde.

Já no Castelo de Sines, às 18:00 horas, atuará A Garota Não, seguida de Carminho, às 21:00 horas e, depois de Lila Downs, será a vez da maliana Rokia Koné, às 23:30 horas, terminando, à 00:45 horas, com os cubanos cimafunk.

Na Avenida Vasco da Gama a festa continua, atuando, às 02:15 horas, os jamaicanos Brushy One String e , às 03:30, os Kin´Gongolo Kiniata, da República Democrática do Congo.

Amanhã, dia 27, destaca-se Rita Viana, no palco do Castelo, às 18:00 horas e, na Avenida Vasco da Gama, África Negra, às 02:15 horas. No dia 28, às 22:15 horas, pisa o palco do Castelo Rodrigo Cuevas e, no dia 29, será a vez de B Fachada, às 18:00 horas e Super Mama Djombo, às 02:15, já na Avenida Vasco da Gama.

A Câmara Municipal de Sines organiza este festival anualmente, sob o lema  “Música com espírito de aventura”. Recebendo milhares de pessoas, o Músicas do Mundo venceu a categoria Melhor Programa Cultural nos Iberian Festival Awards, de acordo com a agência Lusa.

Notícias