O Cão Serra da Estrela é um dos ícones mais carismáticos da região montanhosa que dá nome à raça. É na vila de Manteigas, mais concretamente no Canil da Quinta de São Fernando, que Suzette da Mota Veiga cria e cuida dos seus “patudos”, conhecidos pela imponência e competência que os carateriza.
Suzette da Mota Veiga nasceu na Suíça, mas foi em Portugal que concretizou o desejo de viver num sítio calmo, rodeada de animais. A habitar a Serra da Estrela desde a década de 70, foi em 1987 que começou a dedicar-se à criação e ao cuidado dos cães desta raça autóctone, tornando-se numa das primeiras criadoras na região. Por norma, anualmente, consegue quatro a cinco ninhadas.
Para a cuidadora é “uma alegria” a rotina de tratar dos seus cães. Apesar de, habitualmente, passar parte dos dias na higienização do canil e a cuidar dos animais, reserva sempre um espaço de tempo para conviver com os seus cães, levando-os, muitas vezes, a passear e a desfrutar do ambiente serrano.
As caraterísticas da raça
As particularidades destes dóceis felpudos são, acima de tudo, o que a faz manter o fascínio pela criação desta raça. O facto de ser um cão muito inteligente, calmo, observador e com um caráter independente fez com que, durante séculos, tenha sido utilizado como “cão de pastor” para guardar, proteger e defender os rebanhos de possíveis predadores. Esta capacidade exímia de vigilância permite-lhe também ser “muito apreciado” como cão de guarda de quintas e moradias, por exemplo. Já a inteligência e a excelente capacidade de observação fazem dele um companheiro fiel em todas as ocasiões.
Na perspetiva da criadora, o caráter independente e paciente caraterístico da raça faz com que se adapte, perfeitamente, à condição atual, em que os donos saem de manhã e só regressam à noite. “No entanto, uma coisa é certa, o seu comportamento fica a dever-se, também, à educação que recebeu do dono e ao convívio com o mesmo. É um cão que não tem um comportamento agressivo. Pode ser considerado da família”.
Suzette Veiga, que participa, com frequência, em exposições caninas e privilegia o convívio com outros criadores, escreveu um livro inteiramente dedicado à raça, denominado de “Novo Guia Prático do Cão Serra da Estrela”. Todo o seu esforço e dedicação veem-se recompensados nos prémios que tem recebido ao longo dos anos, em algumas das mais prestigiadas competições internacionais.
Caso pretenda conhecer este ambiente de perto, basta procurar no GPS por Canil da Quinta de São Fernando e, para além da responsável, que está sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida, também os anfitriões de quatro patas vão recebê-lo da melhor forma possível.
Quinta de S. Fernando, apartado 16, Manteigas |