No dia da Galiza e de Santiago, celebrado amanhã, 25 de julho, o município de Valença homenageará os peregrinos com um bolo de 13 metros, em forma de seta amarela, a indicar o caminho entre Valença e Santiago de Compostela.
Um bolo em forma de seta amarela, indicando o caminho entra Valença e Santiago de Compostela, será instalado, no dia 25 de julho, na Praça da República, na Fortaleza. Com 13 metros e 400 quilogramas, o bolo é o símbolo do Caminho Português para Santiago e homenageia todos os seus peregrinos.
A partir das 11:00 horas, o bolo será distribuído por quem ali estiver presente. O Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, explica que esta iniciativa é “simbólica, de demonstração do carinho e acolhimento que Valença transmite aos peregrinos do Caminho Português para Santiago”.
O dia 25 de julho é marcado pelas comemorações ao apóstolo Santiago e ao Dia Nacional da Galiza – feriado na região. Valença é uma das portas de saída de Portugal, sendo possível ter um pé no país e outro na Galiza. Assim, acaba por ser um dos principais pontos de passagem dos peregrinos em direção a Santiago de Compostela: o caminho Central, o da Costa e o das Torres passam por Valença.