Viseu volta a promover “Centro Histórico, Verão sem carros”

Viseu volta a promover “Centro Histórico, Verão sem carros”

Já a partir de amanhã, 14 de julho, e até dia 21 de setembro, o centro histórico de Viseu viverá um “verão sem carros”: os veículos deixam de poder circular, a partir de determinadas horas, às sextas-feiras, fins de semana, vésperas de feriados e feriados.

O município de Viseu recupera, este verão, o mote “Centro Histórico, Verão sem carros”, promovendo uma circulação mais sustentável, segura e confortável. Os residentes, visitantes e turistas, durante as sextas-feiras, fins de semana, vésperas de feriados e feriados, terão de se deslocar pelo Centro Histórico de Viseu a pé ou de bicicleta.

Às sextas-feiras e vésperas de feriado, o trânsito é cortado a partir das 19:00 horas, prolongando-se até às 02:00 horas, enquanto que aos sábados será entre as 16:00 horas e as 02:00 horas e aos domingos entre as 15:00 horas e as 20:00 horas.

Os cortes ao trânsito serão realizados pela Polícia Municipal de Viseu, nos principais acessos ao Centro Histórico, nomeadamente no início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé. A circulação manter-se-á pela Calçada da Vigia. Em dias de espetáculos ou concertos no Adro da Sé, o corte ao trânsito será feito no início da Travessa da Misericórdia.

No entanto, há algumas exceções à passagem de veículos: idosos e pessoas com mobilizada reduzida ou condicionada terão acesso garantido a todas as ruas do Centro Histórico. Os moradores da zona histórica e clientes dos hotéis Palácio dos Melos, Casa da Sé e Allgo Hostel terão também autorização de circulação, entrando pela Porta do Soar, em sentido inverso, e saindo pela Rua Chão do Mestre, Rua Augusta Cruz, Praça D. Duarte e, consequentemente, Rua Augusto Hilário ou Rua D. Duarte.

Durante os horários de culto e de cerimónias religiosas que se realizem na Sé da Viseu ou na Igreja da Misericórdia, a circulação é permitida pela Travessa da Misericórdia e até ao Adro da Sé.

O comboio Turístico não sofrerá qualquer alteração de percursos, mas a linha violeta do MUV (mobilidade urbana de Viseu) não irá circular pelas vinhas interditas durante os horários de condicionamento.

Notícias