Zoomarine

Zoomarine

Para miúdos e graúdos, o Zoomarine é o local ideal para descobrir as magníficas espécies que vivem no oceano. O parque oferece um leque variado de opções lúdicas e educativas que, além de garantirem um dia divertido, têm como objetivo consciencializar os visitantes das ações a tomar para, gota a gota, contribuírem para salvar o oceano e o planeta.

Localizado na guia, a poucos quilómetros de Albufeira, O Zoomarine Algarve é o parque temático de referência no Algarve, que move milhares de visitantes anualmente.

Ao longo de 30 hectares, este lugar mágico, repleto de entretenimento educativo, oferece muito mais do que aquilo que se espera encontrar num único parque, e é precisamente por reunir três componentes – Zoológica, Aquática e Diversões – que é considerado um dos parques mais completos da Europa.

Desde a sua fundação, há 32 anos atrás, que o Zoomarine mantém o mesmo objetivo: transportar adultos e crianças a um mundo de sonho e fantasia, criando emoções e sensações únicas, ao mesmo tempo que promove o conhecimento, a preservação e a educação ambiental de forma divertida.

Já são bem conhecidas as apresentações zoológicas de golfinhos, focas e leões marinhos, aves tropicais e de rapina que, além de darem a conhecer de perto estes animais, trazem à conversa importantes temáticas sobre a preservação do ambiente, das espécies e dos seus habitats, pois como já dizia Baba Dioum, um conhecido cientista senegalês: “No fim, apenas protegeremos o que amamos, apenas amaremos o que compreendermos, apenas compreenderemos o que nos é ensinado!” fazendo destes momentos de apresentação uma oportunidade de consciencialização para a importância do respeito pela natureza.

O parque conta ainda com vários habitats: o Américas que dá a conhecer várias espécies do continente sul-americano: o tatu-bola, a iguana e várias espécies de aves tropicais; o fascinante aquário Oceanus que apresenta mais de 20 ecossistemas marinhos, entre os quais o delicado habitat da Ria Formosa com os seus cavalos marinhos e um enorme aquário com várias espécies de tubarões e raias; o mais recente Butterfly Garden: um jardim tropical imersivo com mais de 500 coloridas borboletas e várias espécies botânicas, sendo possível testemunhar o fascinante ciclo de vida destes insetos graciosos, desde ao ovo até à borboleta, passando pela fase de lagarta e pupa.

Durante a visita ao parque, será ainda surpreendido pelos habitats de focas e leões marinhos, o jacaré e tartarugas terrestres. A juntar à vasta coleção zoológica, o Zoomarine oferece ainda um conjunto de atrações aquáticas e mecânicas que prometem deliciar todos aqueles que procuram uma verdadeira aventura em família.

Com atividades para todos os gostos e idades, destacam-se o lazy river mais longo da Europa Continental, o relaxante Rio dos Côcos, cujo percurso é feito em boias ao longo de 400 metros de vegetação e cascatas, dando a sensação de que estamos num local verdadeiramente paradisíaco; e a Zoomarine Beach, uma praia de areia branca com 5 tipos de ondas constantes. Para os fãs de aventura, o Zoomarine criou o incrível Jurassic River, um rio rápido no qual é feita uma viagem até à impressionante época jurássica, repleta de dinossauros à escala real!

O Harakiri é paragem obrigatória para os mais destemidos, um escorrega com quatro pistas, cuja descida vertiginosa é feita ao longo de 80 metros.O Zoomarine tem ainda várias áreas aquáticas dedicadas aos mais novos, quer sejam jogos de água, piscinas, mini-escorregas ou playgrounds aquáticos infantis, como a Ilha da Fantasia e a Ilha do Tesouro que prometem deliciar as crianças.

Não podemos deixar de referir a grande representação da Baia dos Piratas, um momento acrobático que leva os visitantes do espanto às gargalhadas com as peripécias que se desenrolam neste cenário épico.

Num dia em que se somam experiências, no bilhete de entrada do parque está ainda incluído o acesso ao cinema 4D e uma grande oferta de diversões mecânicas, desde o Twist Manta, ao Ferry Boat, à mini montanha-russa Buffalo, à Torre Farol, ao carrossel Atlântida, entre outros.

Como não poderia deixar de ser, o Zoomarine apresenta a novidade anual para 2023: um novo escorrega aquático, inspirado na magnífica ave latino-americana com o mesmo nome, o Quetzal vai ser a derradeira aventura para os amantes da adrenalina e para os entusiastas dos parques aquáticos.

Este veloz escorrega conta com duas pistas para os visitantes correrem lado a lado, numa amigável competição de 178 metros de curvas sinuosas, atingindo velocidades incríveis. A vegetação tropical que rodeia o escorrega proporciona o cenário perfeito para uma aventura emocionante.

O Zoomarine não é apenas uma referência no universo dos parques temáticos, mas também uma verdadeira referência na conservação da natureza, ciência e educação em Portugal, pois desde a sua fundação tem uma participação ativa no campo da conservação e proteção da vida nos oceanos, das suas espécies e dos seus habitats. A abordagem de conservação do Zoomarine “Toge-ther We Protect” é algo mais complexa do que aquilo que os visitantes habitualmente conhecem. Para lá da natural estratégia basal de envolvimento da comunidade (desde os mais jovens aos mais experientes na vida) através dos nossos programas e abordagens de sensibilização ambiental, existem outros grandes projetos internacionais – World Parrot Trust (América Central), Marine Megafauna Foundation (Moçambique), e Yaqu Pacha (América do Sul) apoiados com angariação de fundos através de donativos e merchandising e com parte das receitas dos programas de sensibilização a reverterem para aquelas instituições. Estes projetos fornecem suporte especializado na proteção de muitas espécies ameaçadas de extinção, as quais não funcionarão sem o apoio financeiro exterior. Dois claros exemplos do papel ativo que temos desempenhado junto da comunidade, são a Operação Montanha Verde, que desde 2016 já plantou mais de 80.000 árvores em vários concelhos algarvios, e a Operação Praia Limpa, despertando em todos nós a necessidade de proteção do ambiente marinho.

Várias são as medidas, escolhas e projetos pioneiros que visam, para além da sensibilização do público, ter um impacto direto na sustentabilidade e eficiência da operação do parque. São exemplos disso: a conduta de ligação direta ao mar que fornece diretamente os habitats marinhos e piscinas; a instalação fotovoltaica que fornece cerca de 50% das necessidades energéticas do parque; a utilização de água para reutilização (ApR) na rega de espaços verdes, entre outros, permitindo importantes ganhos ambientais e económicos.

Enquanto zoo moderno, o cuidado e o respeito dedicados a todos os animais são parte integrante da missão do parque e, desde a sua fundação, que o Zoomarine se entrega a uma participação ativa no campo da conservação da vida dos oceanos, das suas espécies e dos seus habitats. Expoente máximo desse contributo é o Porto D’Abrigo – o 1º Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas em Portugal (2002) em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que já reabilitou e devolveu ao meio natural centenas de animais aquáticos e marinhos.

Turismo