365 dias para descobrir Proença-a-Nova

365 dias para descobrir Proença-a-Nova

Percorrer o concelho de Proença-a-Nova é um convite a descobrir a simpatia das gentes, o património histórico e comunitário, conhecer a história através dos monumentos megalíticos e dos vestígios das guerras peninsulares, subir ao topo de uma montanha e a contemplar a paisagem natural a partir dos diferentes miradouros e sentir o aroma da flora que nasce espontaneamente. É este o cartão de visita a quem chega ao concelho de Proença-a-Nova.

Um mergulho nas águas frias e límpidas numa das cinco praias fluviais faz acordar em nós as memórias dos verões passados à beira da ribeira, na casa dos avós ou do sabor da fruta acabada de colher da árvore. São refúgios secretos, qualquer um deles é o sítio certo para recarregar energias. Para quem nos visitar, além de mergulhar nas praias fluviais, não se pode esquecer também de fazer escalada, conhecer o património natural e edificado, o roteiro das artes, os museus e, também, o Centro Ciência Viva da Floresta.

Os percursos pedestres de pequena rota (PR) ou a Grande Rota da Cortiçada (GR 39) do concelho, marcados segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, apresentam graus de dificuldade variáveis e oferecem diferentes atrativos para quem se queira fazer ao caminho seja em que altura for. Ao longo dos diferentes percursos encontra praias fluviais, aldeias típicas, a Aldeia do Xisto de Figueira (da Rede de Aldeias do Xisto), património arqueológico, histórico, geológico (Geopark Naturtejo) e cultural, bem como uma seleção de caminhos panorâmicos que permitem sentir os aromas da floresta, tornando o passeio o mais agradável possível.

É na paisagem do concelho de Proença-a-Nova que se encontram os ingredientes para os sabores mais genuínos de um território que continua a preservar os paladares fortes. O Mel é um desses exemplos, que resulta da mistura dos diferentes tipos de flora, a norte mais escuro proveniente da urze e dos matos das serras, a sul apresenta uma tonalidade mais clara devido ao rosmaninho e à esteva que dominam a paisagem. Os rebanhos de cabras soltos em busca de pastagens que dão o sabor intenso e tão característico ao Queijo Cabreiro, ao Afogado da Boda ou à Tigelada, feita com leite de cabra, naturalmente, uma doce tentação que encerra com chave de ouro qualquer refeição. Não esquecer ainda o Plangaio, um enchido curado feito com a massa da farinheira e os ossos do espinhaço de porco e as sopas de peixe do rio ou o peixe do rio frito, pescado nos muitos cursos de água que serpenteiam o concelho.

Existem, ainda, muitos outros ingredientes que moldam a paisagem, como por exemplo o Azeite que levou à construção de muitos socalcos em encostas escarpadas para acolher oliveiras e que este ano comemoramos no Ano Municipal do Azeite. Aceite o nosso convite e parta à descoberta deste concelho que espera por si.

Proença-a-Nova, no centro do encanto.

Contactos:
Posto de turismo: postodeturismo@cm-proencanova.pt
939 623 269
Horário: Segunda a sexta: 9h00 as 18h30
Sábados 9h30 as 15h00 e domingos e feriados 9h30 as 13h30
Turismo