Lousã: um tesouro natural e histórico

Lousã: um tesouro natural e histórico

Localizada no distrito de Coimbra, a região de Lousã é um verdadeiro destino paradisíaco para quem gosta de viajar na história e aventurar-se entre paisagens inspiradoras. As praias fluviais, pensadas para miúdos e graúdos, são apenas o início de umas férias relaxantes e divertidas.

“As águas nas fontes, as aves nos montes, tudo que é vivente, sorri a quem passa, acolhe a desgraça e vive contente!”

Estas palavras poéticas de António Victor captam a essência de Lousã, uma vila pitoresca situada na região de Coimbra. Recheada de história, que remonta ao período pré-histórico e à ocupação romana, paisagens deslumbrantes e uma grande variedade de atrações turísticas, Lousã torna-se um destino imperdível para os amantes da natureza e entusiastas da história.

Entre todas as maravilhas naturais que Lousã tem para oferecer, as praias fluviais são verdadeiras riquezas escondidas, onde a natureza e a serenidade se encontram em perfeita harmonia. Com cenários de tirar o fôlego, as praias fluviais da Senhora da Piedade, da Senhora da Graça e da Bogueira proporcionam momentos relaxantes e refrescantes durante os meses de verão.

Falar da Praia Fluvial da Senhora da Piedade é falar numa “viagem sem tempo”. Localizada no “Burgo”, lugar assim apelidado pela população, esta praia aproveita as águas da Ribeira de São João para a prática balnear. O recinto é composto por um café com esplanada, uma zona de solário e “O Burgo”, restaurante onde se podem provar os sabores tradicionais da região. Todo o espaço tem o xisto bem presente na sua constituição.

Praia Fluvial Senhora da Piedade

À entrada de Serpins podemos encontrar a Praia da Senhora da Graça, outro espaço com paisagens de invejar e com capacidade de lotação para mais de 600 pessoas. Além das águas do rio Ceira, as crianças podem aproveitar ainda a piscina infantil em segurança, visto que todo o espaço tem vigilância. Para complementar, o recinto dispõe ainda de sanitários, duches, parque de merendas, bar, e um parque de campismo. Para os mais aventureiros, o espaço convida à descoberta do património natural do vale através da participação em diversas atividades, como caminhadas, BTT, experiências de voo livre, paintball, slide, rappel, canoagem, entre outras.

Banhada também pelas águas do rio Ceira, a Praia Fluvial da Bogueira fica a seis quilómetros da Lousã, em Casal de Ermio. Construída com as famílias e crianças no pensamento, a praia possuí, também, uma piscina para os mais novos, além de uma zona com prancha de saltos, parque de merendas, duches e bar de apoio com esplanada. Por cima do rio, pode-se caminhar no passadiço de madeira que faz a ligação com a zona de relvado.

As três praias estão distinguidas com a Bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos!” do Instituto Nacional para a Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal. Já a praia da Bogueira ostenta também a “Bandeira Azul”, galardão desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Praia Fluvial da Senhora da Graça

“Ó MINHA TERRA BONITA, GARRIDA VILA COIMBRÔ

Não são só as praias fluviais que tornam Lousã “bonita” e “garrida” como escreve António Victor. Ao explorar a região é possível encontrar uma diversidade de pontos turísticos que refletem a sua história e cultura, como é o caso do Pelourinho da Lousã, classificado como Monumento Nacional, no qual se podem ver rostos humanos unidos uns aos outros, com o papel de representar os vários Poderes. Este monumento encontra-se, atualmente, localizado nas traseiras dos Paços do Concelho, um edifício de bastante interesse cultural, construído entre 1930 e 1934, onde se podem ver painéis de azulejo da Fábrica Constância e da Fábrica de St.ª Ana, e um Salão Nobre onde se encontram telas de Carlos Reis e João Reis.

O Castelo de Arouce é, também, um dos grandes pontos de interesse da região, pertencente a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra, na segunda metade do século XI. Dentro do castelo, pode visitar o Centro de Interpretação e Acolhimento, onde está exposta informação relevante sobre o castelo e também sobre o concelho.

Para acrescentar à lista de lugares a visitar, existe ainda o Momo – Museu do Circo, a Quinta do Palácio, o Parque Urbano, o Miradouro de Manuel Vaz, a Praça Sá Carneiro, a Capela da Misericórdia, o Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, entre muitos outros.

Cerdeira – Aldeia de Xisto

O que não podemos esquecer são as Aldeias de Xisto famosas só por si, como é o caso da aldeia de Candal, Casal Novo, Talasnal, Cerdeira e Chiqueiro. Estas pequenas aldeias são conhecidas pelas suas casas de pedra que convidam os seus visitantes a fazer uma viagem ao passado, com uma autêntica experiência de vida rural.

Outro dos motivos que levam muitos visitantes até Lousã é a sua ligação com o Rally de Portugal. A região de Lousã tem sido regularmente incluída no percurso da maior prova de Rally do país devido às suas estradas sinuosas e desafiantes para os pilotos.

Nenhuma visita à Lousã estaria completa sem experimentar os sabores da sua gastronomia. A região é conhecida pelos seus pratos tradicionais como o Cabrito assado, a Chanfana, o Mel da Serra da Lousã DOP, a Doçaria, o vinho Foz de Arouce, e ainda, o Licor Beirão.

Como escreve António Victor:

“Embora sejas pequena sabes tão bem cativar que quem parte leva pena e pensa logo em voltar.

Lousã, Lousã, Lousã, Lousã.” Do património histórico e cultural de Vila Verde, os Lenços de Namorados emergem como um dos maiores ícones de “um povo hospitaleiro e afável, que recebe todos os seus visitantes de braços abertos, com todo o carinho e com a maior das generosidades”.

Natureza e Ambiente Turismo