Em Penafiel a tradição mantém-se e a 26 de julho celebrar-se-á o Dia dos Avós, dando destaque aos 20 anos do nascimento desta festa. Este ano, os avós poderão ter a experiência única de realizar o seu batismo de voo a bordo de um balão de ar quente.
O município de Penafiel celebra, todos os anos, o Dia dos Avós e dedica-se a tornar este dia memorável para estes e para os seus netos. É assim, que mais uma vez, a 26 de julho os avós do concelho poderão reunir-se no Parque da Cidade, a partir das 09:00 horas, para participarem nas diversas atividades dinamizadas.
Este ano, os avós terão a oportunidade de fazer o seu batismo de voo a bordo de um balão de ar quente e ter uma experiência única. As viagem decorrerão durante todo o dia e terão a duração de, aproximadamente, quatro minutos.
Entre as atividades habituais, realizar-se-á a iniciativa “Avós em Movimento”, promovida pelo ginásio Playlife, às 10:00 horas. Às 11:00 horas decorrerá a missa campal em homenagem aos avós e, por volta das 12:30 horas dá-se início ao tradicional “Mega Piquenique”. Durante a tarde estão previstas atuações de diversos artistas, destacando-se o concerto de Toy.
Estará, ao mesmo tempo, a decorrer um exposição de carros clássicos e um rastreio de saúde para os mais velhos. Para os mais pequenos, os respetivos netos, terão a oportunidade de brincar nos insufláveis e escorregas de água.
Comemorando-se 20 anos do nascimento desta dia e festa, o concelho decidiu marcar a data com um momento simbólico: o descerramento de uma placa com um poema, em homenagem à grande impulsionadora desta data – Ana Elisa Couto.
A penafidelense dedicou vários anos a reiterar um dia para os avós, homenageando-os como “transmissores de cultura, história e sabedoria”, indica o comunicado do município. O Dia Nacional dos Avós acabou por ser instituído pela Assembleia da República em 2003.