Destino turístico astronómico em torno do Lago Alqueva é pioneiro no mundo e arrecadou dois World Travel Awards nas categorias “Europe’s Leading Tourist Attraction” e “Europe’s Leading Responsible Tourism”.
Na 31.ª Gala Europeia dos World Travel Awards, o Dark Sky® Alqueva, primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, foi novamente reconhecido pelo seu trabalho em torno do Turismo Sustentável, ao vencer na categoria “Europe’s Leading Responsible Tourism”, consolidando a sua posição como um destino ambientalmente responsável e consciente. Além disso, também triunfou, pela primeira vez, na categoria “Europe’s Leading Tourist Attraction”, onde competia contra atrações tão célebres como a Torre Eiffel, o Coliseu de Roma, o Palácio de Buckingham, a Sagrada Família, entre outros.
Há mais de uma década, quando o Lago Alqueva começou a suscitar interesse junto de grandes investidores, a atual presidente da Associação Dark Sky®, Apolónia Rodrigues, percebeu o potencial único da região e fez uma aposta certeira ao fundar a Dark Sky®. Atualmente com uma abrangência de mais de dez mil quilómetros quadrados em torno do Lago Alqueva, a associação inclui 11 concelhos portugueses – Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura, Barrancos, Mértola, Évora, Serpa, Redondo e Estremoz – e mais de dois mil quilómetros quadrados do território espanhol do Lago.
Tirando partido de uma das zonas com menor poluição luminosa da Península Ibérica, o Observatório oficial do Dark Sky®, localizado na aldeia da Cumeada, próximo de Reguengos de Monsaraz, está equipado com telescópios para observação solar e astronómica que, numa experiência visual única, permitem ver desde planetas até às crateras da Lua, numa viagem cósmica por nebulosas, galáxias e enxames de estrelas.
Não obstante, o Dark Sky® oferece diversas atividades que podem ser realizadas no Observatório Oficial ou em qualquer zona do território certificado. Assim, é possível aliar a observação astronómica a experiências gastronómicas e de lazer, evidenciando a singularidade desta oferta. Além de passeios pedestres, canoagem, passeios vínicos e provas de vinho normais ou às cegas, o Dark Sky® disponibiliza ainda, entre outros, aulas de yoga do Sistema Solar, workshops fotográficos com o renomado astrofotógrafo Miguel Claro e passeios para observação da fauna e da flora local. Há que destacar igualmente os passeios de barco pelo Alqueva, o Sunset Dark Sky®, com observação do sol através de um telescópio solar, e ainda o balonismo, tanto ao nascer quanto ao por do sol.
Nos dias de hoje, por meio de parcerias regionais, o conceito Dark Sky® tem crescido a nível nacional, tendo sido criada a Rede Dark Sky® Portugal que integra, por exemplo, o Dark Sky® Vale do Tua, desenvolvido em parceria com o Parque Natural Regional do Vale do Tua.