Caldas da Rainha – cidade termal, da saúde e bem-estar

Caldas da Rainha – cidade termal, da saúde e bem-estar

Caldas da Rainha tem uma história singular, onde a descoberta das águas termais, pela Rainha D. Leonor, se funde com origem da própria cidade, mantendo-se a sua identidade termal até aos dias de hoje.

Em 1484, a Rainha D. Leonor passou pelo sítio que atualmente apelidamos de Caldas da Rainha, a caminho da Batalha e encontrou várias pessoas a banharem –se em águas fumegantes. Por considerar que todas as pessoas deveriam ter acesso a estes tratamentos, a Rainha D. Leonor mandou construir um Hospital Termal, no ano de 1485, para prestar assistência a toda a população.

As Termas de Caldas da Rainha têm o desiderato de honrar o legado que a Rainha D. Leonor nos deixou, aliando a identidade termal ímpar do território a tratamentos termais inovadores, que atualmente promovemos. Efetivamente o património herdado, merece ser dignificado, para fazer prosperar o termalismo caldense. Neste sentido, os termalistas podem usufruir de uma experiência termal diferenciadora, no edifício emblemático do Hospital Termal mais antigo do Mundo, onde dispomos de serviços na área da músculo-esquelética e bem-estar. Para além disso, as Termas de Caldas da Rainha possuem também tratamentos ao nível das vias respiratórias, no edifício do Balneário Novo, no Largo Rainha Dona Leonor.

Por consideramos importante sensibilizar outras gerações a procurarem as Termas, lançámos no dia 15 de maio, dia da Cidade, as mascotes das Termas de Caldas da Rainha: a princesa Leonor e o Gato Bordalo, como homenagem à Rainha Leonor, benemérita da Cidade e à figura ilustre de Bordalo Pinheiro. Ainda este ano será lançado também um livro infantil ilustrado, baseado na descoberta das águas termais pela Rainha D. Leonor intitulado “Leonor e as águas mágicas”.

Inspirados no compromisso da Rainha Dona Leonor, estamos a criar um novo conceito de termalismo, com uma abordagem integrada da promoção da saúde, da cultura, sustentabilidade, mobilidade e turismo, onde o termalismo é o elemento central da identidade caldense.

Convidamos todos os leitores a virem conhecer Caldas da Rainha – Cidade Termal, da Saúde e Bem-estar, onde a tradição anda de mãos dadas com a inovação.

Turismo