A Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso marcou presença no evento “Portugal Imaterial – A Festa” com a Arte da Filigrana. Esta esteve representada por uma artesã da Oficina do Ouro e foi distinguida com uma placa alusiva ao tema.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) convidou o Município de Póvoa de Lanhoso a estar presente no encerramento do evento “Portugal Imaterial – A Festa”, que decorreu no Museu Nacional do Traje, em Lisboa. A Arte da Filigrana da Póvoa de Lanhoso foi representada por uma artesã da Oficina do Ouro, que demonstrava ao vivo o seu trabalho na banca de ourives, enquadrando-se também no coche do museu. O interesse dos visitante foi notório.
No fim, a maior surpresa foi a entrega, ao Município, de uma placa alusiva à Arte da Filigrana, pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.
De entre todas as iniciativas, a DGPC assinalou os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO. Foram várias as manifestações culturais, inscritas no Inventário Nacional, que se viram representadas neste evento, “celebrando a diversidade cultural, a criatividade e a sustentabilidade”, referiu, em comunicado, a Câmara Municipal.