A AWA é uma escola aeronáutica, fundada em 2008, que se dedica à formação de Pilotos de Aviões e de Oficiais de Operações de Voo. Para dar a oportunidade de fazer um curso profissional de piloto a um preço muito mais acessível do que o habitual, a instituição criou o Cadet Program.
Designado como uma iniciativa solidária para tornar a formação em aviação profissional mais acessível a futuros pilotos, escassos no mercado, a AWA, através desta oportunidade, vai disponibilizar para os selecionados uma formação ATPL(A) de elevado padrão a um preço reduzido, com candidaturas abertas até 15 de dezembro e vagas limitadas.
“Saber Querer, Querer Saber e Saber Fazer” é o lema desta instituição de ensino, que funciona em instalações adequadas à formação, contando, na sede em Figo Maduro, com nove salas de aula, onde lecionam grande parte das aulas teóricas, um anfiteatro e um simulador de comunicações aeronáuticas. É aqui que funcionam também a secretaria, o Gabinete de Safety (SM), o Gabinete de Compliance (CMM) e o Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA).
Possuem, ainda, uma frota orgânica de cerca de 20 aeronaves, que opera a partir do Hangar 15 no Aeroporto de Cascais (LPCS), onde as instalações correspondem aos mais elevados requisitos operacionais, até porque qualidade, segurança e competência fazem parte dos pilares da AWA.
“Sem dilemas, sem rodeios, mostramos o que fazemos e quem somos aos candidatos que nos procuram, permitindo que tenham contacto com o nosso modelo de instrução, com as nossas instalações e aeronaves”. O que é certo é que a AWA ultrapassou, já há largos meses, a fasquia dos mil alunos, nos vários cursos que oferecem, sendo que o destaque vai para o Curso de Piloto de Linha Aérea (ATPL).
“É importante, de quando em vez, reflectir no impacto que temos na formação aeronáutica em Portugal. E aprender com os erros para assumir que podemos sempre melhorar. Por isso fomos a única ATO que assumiu formalmente, em tempo, e perante a Autoridade que nos tutela, um numerus clausus anual, para evitar alunos em excesso e para não comprometer o sucesso da formação”.
Com diversas dezenas de milhares de horas de voo, a estrutura interna conta com os mais prestigiados profissionais e há mais de três anos, com uma outra empresa, a AWA Technics, destinada à Engenharia e Manutenção.
“Temos muito para aprender, para partilhar e para contribuir, na formação de profissionais. Na nossa área, podemos falar em pleno emprego, pois as projeções que são veiculadas apontam uma empregabilidade na casa dos 100%. Não há alternativa, só existe crescimento económico com profissionais dedicados, e estes só existem com uma formação sólida”.

