Vinhais, vila situada no nordeste de Portugal, é hoje conhecida pelas suas magníficas paisagens e pela sua gastronomia, onde sobressaem os produtos originários do porco bísaro – os enchidos e os presuntos. Sendo há muito reconhecida como a Capital do Fumeiro, é lá que todos os anos, no segundo fim-de-semana de fevereiro, se realiza o certame mais importante de Portugal em homenagem a esta tradição. Trata-se da Feira do Fumeiro de Vinhais.
O Porco Bísaro é um testemunho vivo da ancestralidade da criação de porcos nesta região. É originário dos porcos criados pelos celtas desde o século VI a.C. e apresenta características morfológicas inconfundíveis. Mas, se a sua corpulência e perna alta insistem em fazer lembrar o seu primitivo antepassado, o javali, o seu temperamento dócil trai essa pretensão. Tal como as suas grandes orelhas e o caminhar desajeitado, que lhe acrescentam um charme e encantamento únicos.
Era considerado a melhor despensa em qualquer casa de lavoura. Daí resultam anos de acumulação de conhecimento e refinamento de receitas, assim como modos de transformação e conservação da carne.
Para perpetuar este legado, a autarquia Vinhaense, em 2016, inaugurou o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro. Este equipamento, único no país, é gerido pela Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, onde também funciona a sua Sede institucional.
Visa atrair públicos de todas as idades e formações e pretende posicionar-se no domínio da defesa e divulgação do património, no qual o porco é elemento de referência, de modo a figurar nos guias e mapas do turismo cultural, ser centro de estudo e lazer e potenciar o investimento e a promoção económica e turística da região.
Após exaustiva investigação e inventariação dos assuntos mais relevantes para compreender a importância do porco e do fumeiro, ao longo dos tempos e na atualidade, foram criadas e instaladas várias ferramentas, atrativas e funcionais, que permitem uma abordagem simples, moderna, fácil e interativa.
A configuração dos diversos elementos onde o porco vai estar presente, em múltiplas dimensões, a possibilidade de serem realizados atos culturais e científicos, a educação do gosto – boas práticas alimentares e dietéticas em múltiplas representações – concedem a este centro interpretativo uma grande relevância cultural e educacional.
Nesta viagem, além de “mergulhar” num mundo de tradições, bem enraizadas nas nossas gentes, pode também usufruir de provas de enchidos e presuntos de Vinhais, ficando com os seus magníficos sabores e aromas, no palato e também na memória.
Venha visitar-nos!
Pedro Fernandes, Coordenador Técnico da ANCSUB e Secretário Técnico do L.G. da Raça Bísara