Como “Construir o Turismo do Futuro” foi o mote da conferência que se realizou este mês em Aveiro, numa iniciativa promovida pelo Turismo de Portugal. Sob a presidência de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, o evento foi palco para o debate acerca da nova Estratégia Turismo 2035.
A Estratégia Turismo 2035, que sucede à anterior Estratégia Turismo 2027, pretende ser um referencial “estratégico atualizado para enfrentar os desafios emergentes no setor do turismo, tanto a nível nacional como global”, refere o Turismo do Centro em comunicado. Trata-se de um processo que envolve uma “ampla colaboração entre parceiros públicos e privados, incentivando a participação ativa de entidades que pretendam ajudar a definir as prioridades para o turismo em Portugal”.
Na sessão de abertura da conferência, o Secretário de Estado do Turismo, destacou o crescimento expressivo do turismo em Portugal, que irá ultrapassar os 27 mil milhões de euros de receitas ainda este ano, meta anteriormente prevista para 2027. “O Turismo é uma atividade que cresce em todo o mundo. Há cerca de 30 anos, o número de pessoas que viajavam era de 500 milhões de pessoas; atualmente dão 3 mil milhões. Isto é uma oportunidade para o nosso país, embora seja também um desafio”, afirmou Pedro Machado. Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal salientou a importância de “um Plano de Mobilidade, que permita direcionar os fluxos turísticos que chegam aos aeroportos de Lisboa e Porto para todo o país.”
Já as linhas-mestras da Estratégia Turismo 2035 foram apresentadas por Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, que destacou o peso crescente do setor na economia nacional, e apresentou dez desafios prioritários para o futuro do setor, incluindo “o fortalecimento da relação entre turismo e as comunidades locais, o reforço das competências de gestão, o aproveitamento da tecnologia, e a promoção de um turismo responsável e inovador.”
O ciclo de conferências “Construir o Turismo do Futuro” teve início em Lisboa, a 3 de outubro, e terminou o seu percurso pelo país em Faro, dia 25 de novembro.