Feira do Livro de Lisboa 2023 supera todas as expectativas

Feira do Livro de Lisboa 2023 supera todas as expectativas

A 93º edição da Feira do Livro de Lisboa, realizada entre 25 de maio e 13 de junho, recebeu um total de 894 mil visitantes, o maior número de sempre. A presença dos jovens é cada vez mais acentuada, representando mais de metade dos visitantes.

Ao fim de vinte dias de Feira do Livro a organização confirmou que receberam 894 mil visitantes, o que corresponde a aumento significativo em relação ao ano anterior (770 mil). Considera-se que o acrescento de dois dias de feira e a presença de dois feriados contribuiu para o aumento da afluência. No entanto, o dia da semana com mais visitantes continuou a ser o sábado, sendo o dia 3 de junho o vencedor, com 82 mil pessoas a visitar o evento. Durante a semana, os dias da Hora H foram os que atraíram mais interessados ao recinto.

De acordo com o estudo realizado durante o evento e a cargo da IPSOS, 16% dos seus inquiridos foi à Feira do Livro pela primeira vez e 59% dos visitantes são de idades inferiores a 34 anos, o que significa que a presença dos jovens é cada vez mais acentuada: a faixa etária entre os 18 e os 24 anos corresponde a 1/3 dos visitantes.

Posto isto, a Feira do Livro de Lisboa continua a demonstrar ser um dos maiores eventos culturais do país, tendo como objetivo aumentar o interesse da população pela literatura. Receberam, este ano, mais de 2700 eventos e conseguiram que fossem doados quarenta e nove mil e trezentos livros (49.300) a instituições de solidariedade infantis, com a iniciativa “Doe os seus livros”.

“A afluência e o entusiasmo que fomos vendo ao longo da Feira, quer dos visitantes, quer dos editores e livreiros, superaram novamente o ano passado, que considerámos irrepetível”, afirma orgulhosamente o presente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Pedro Sobral. Ressalta ainda que esta edição veio confirmar que o “período de maio/junho” torna-se o ideal para a realização do evento.

A feira é recomendada por 91% das pessoas que a visita e a organização quer continuar a aumentar este número nos próximos anos.

Notícias