A viver na Serra da Estrela desde 1975, Suzette da Mota Veiga vive hoje um sonho de criança. Apaixonada por cães a vida toda, possui um canil dedicado ao cuidado e criação da raça Serra da Estrela. O Canil da Quinta de S. Fernando dispõe de uma maternidade dentro de casa e bastante espaço à sua volta. Além disso, tem ainda outro espaço de mais de dois mil metros quadrados, vedado e parcialmente coberto, com abrigos confortáveis, árvores e vegetação.
Apesar de sempre ter tido diversos cães ao longo da vida, Suzette da Mota Veiga não resistiu aos encantos dos cães dos pastores da Serra da Estrela, começando a fazer criação desta raça em 1987. Conhecidos pela sua boa reputação como cães de guarda, o cão Serra da Estrela tem também todas as caraterísticas de um ótimo cão de família. “É um cão muito inteligente, fiel e gosta muito de crianças. Sabe guardar e observar sem ser agressivo e tem, também, um caráter muito independente e paciente. No entanto, precisa de um dono que saiba compreender as suas reações e de muito espaço onde possa andar.”
A alegria em tratar dos seus cães todos os dias é notória, mas engana-se quem possa pensar que a rotina de um cuidador é simples. “Normalmente passo uma parte do dia na limpeza do canil, nos cuidados e no convívio com os meus cães. À tarde faço um passeio na Serra com um ou dois cães e no fim do dia volto a fazer limpeza e a cuidar dos cachorros”, revela Suzette.
Segundo a criadora, antes de alguém se aventurar na criação de uma raça como o cão Serra da Estrela é essencial conhecer bem a espécie e as suas necessidades. Além disso, é também importante avaliar se todas as condições estão asseguradas, nomeadamente ter uma infraestrutura com a possibilidade de aquecimento durante a época fria e um espaço amplo, onde os cães possam correr, brincar e ter contacto com a natureza.
Para a proprietária, a publicidade e a divulgação da raça é de grande importância para um criador de cães. Além de participar frequentemente em exposições caninas onde tem a oportunidade de conhecer e conviver com outros criadores, Suzette da Mota Veiga publicou um livro intitulado “Novo Guia Prático do Cão da Serra da Estrela”.
“No seu conjunto é uma ocupação exigente em tempo, espaço e dedicação. O cão deve ser visto como melhor amigo do homem e deve sempre pensar no que disse o escritor alemão, Erich Kaestner: ‘O cão é fiel quando há tempestade, o homem nem sequer quando há vento!’”, conclui.
O Canil da Quinta de S. Fernando encontra-se aberto a visitas para todos os que desejem conhecer os animais.
Contacto: suzette.veiga@sapo.pt