Geoparque Oeste: Um Geoparque Mundial da UNESCO a visita

Geoparque Oeste: Um Geoparque Mundial da UNESCO a visita

O Geoparque Oeste, Geoparque Mundial da UNESCO, engloba seis municípios: Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

Este território da sub-região do Oeste tem uma área total de 1154 km2. Dos 72 km de costa atlântica presentes neste território, cerca de 15 km correspondem a praias de areia, um grande atrativo para os locais e para os visitantes ocasionais ou sazonais. Também as paisagens geológicas e a exposição das camadas geológicas nas arribas litorais, onde têm sido encontrados muitos fósseis de dinossauros, atraem interessados, investigadores e turismo científico de todo o mundo.

A riqueza e diversidade deste Geoparque Mundial da UNESCO resulta de presença de rochas com idades desde o final do Triássico até ao Quaternário, maioritariamente do Jurássico (77%), do Cretácico inferior (13%) e de outras idades (10%). Alguns elementos da riqueza e geodiversidade neste território são:

  • a enorme riqueza paleontológica, com 180 sítios fósseis (vertebrados e invertebrados) já inventariados, incluindo: i) 12 espécies de dinossauros encontradas pela primeira vez no território, como o Lourinhanosaurus antunesi, o Lusotitan atalaensis ou o Miragaia longicollum; II) mais de três dezenas de espécies de fósseis com nomes de localidades do Oeste, como o crinóide Pentacrinus penichensis; iIi) uma grande diversidade das primeiras plantas com flor, com mais de 100 milhões de anos.
  • um “Prego Dourado” marcando o GSSP (Global Boundary Stratotype Section and Point), local reconhecido pelas instituições científicas mundiais para base do andar Toarciano (Jurássico Inferior);
  • mais de 70 geossítios identificados e caracterizados, abarcando temáticas tão diferentes como a Dinâmica Costeira, a Paleontologia, a Geomorfologia, a Tectónica de Sal, o Registo Geológico ou os Recursos Geológicos;
  • mais de 200 artigos científicos publicados acerca da geologia da região, bem como dezenas de Teses de Doutoramento e Mestrado já concluídas;
  • dois museus com uma componente expositiva significativa associada às Geociências (Dino Parque da Lourinhã e Museu da Lourinhã) e pelo menos mais dois espaços em planeamento (Museu de Paleontologia da Bacia Lusitaniana e Museu do Forte de N.ª Sr.ª da Consolação);
  • sete mapas geológicos detalhados, na escala 1:50.000, com um total de 40 formações ou unidades geológicas, muitas delas com nomes de localidades do território, como a Formação Lourinhã, Formação de Montejunto, a Unidade Bombarral ou o Grupo Torres Vedras;
  • registo de uma longa história geológica, retratando a gradual abertura do Atlântico, com rochas desde o Triásico (há cerca de 200 milhões de anos) até ao Quaternário, destacando-se a exposição de rochas do Jurássico (200 a 145 milhões de anos) muito ricas em fósseis.

Estes números ilustram bem a importância geológica nacional e internacional e o potencial científico deste território Geoparque Mundial da UNESCO. A região apresenta já fortes atrativos para os locais e para os visitantes, sendo objetivo do Geoparque Oeste dinamizar essa atividade.

O QUE É UM GEOPARQUE MUNDIAL DA UNESCO

Conforme expresso no Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO (IGGP), um Geoparque Mundial da UNESCO é um território singular, com uma área geográfica unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, para além de se constituir como território de excelência para a investigação científica. Como tal, revela-se imprescindível sensibilizar e envolver as populações locais relativamente à importância do património geológico do território, incrementando o seu sentido de pertença e de identidade.

Em Portugal existem seis Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros, Estrela e Oeste.

ROTAS TURÍSTICAS DO GEOPARQUE OESTE

Rota 1 – Dinossauros e Pegadas do Oeste

Duração: 1 dia

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Praia Azul, Alto da Vela, Porto Dinheiro, Paimogo, Consolação e Salir. Damos também a sugestão de visitar o Dino Parque e o Museu da Lourinhã.

Rota 2 – A Biodiversidade do Geoparque Oeste

Duração: 1 dia

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Centro de Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, Centro de Interpretação Ambiental de Montejunto e o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada.

Rota 3 – Artes e Ofícios do Geoparque Oeste

Duração: 2 dias

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Centro de Interpretação da Azenha de Santa Cruz, Centro de Artes e Criatividade, Espaço Museológico Olhar o Mar, Museu da Lourinhã, Museu da Renda de Bilros, ao Museu da Cerâmica, ao Museu José Malhoa e ao Atelier – Museu António Duarte.

Rota 4 – As Invasões Francesas

Duração: 1 dia

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Centro Interpretação das Linhas de Torres e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Para experienciar os locais por onde passaram as tropas luso-britânicas, não deixe de ir até ao Forte de S. Vicente, ao Santuário do Calvário, ao Cruzeiro do Picoto e à Serra do Socorro.

Rota 5 – Os amores proibidos de Pedro e Inês

Duração: 1 dia

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Museu de Serra D’el Rei D.Pedro I, a Aldeia de Moledo e percorrer o Vale Cornaga.

Rota 6 – Baloiçar na paisagem do Geoparque Oeste

Duração: 1 dia

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Baloiço do Moinho, de São Pedro, do Ecoparque, Baloiço aviste as Berlengas e Baloiço da Serra de Todo o Mundo.

Rota 7– Geologia e Biodiversidade no Geoparque

Oeste Duração: 2 dias

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Serra do Socorro, a Praia Azul, o Alto da Vela, Porto Dinheiro, Paimogo e Consolação, Papôa, Ponta do Trovão, Cabo Carvoeiro, Baleal, Salir, Real Fábrica do Gelo.

Rota 8 – Entre Batalhas e Amores no Geoparque

Oeste Duração: 2 dias

Meio de Transporte: Carro Pontos de interesse: Museu Municipal Leonel Trindade, o Centro de Interpretação do Castelo de Torres Vedras, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e o Centro Interpretação da Batalha do Vimeiro, o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, o Museu de Serra D’el – Rei D. Pedro I e a Aldeia de Moledo.

Rota 9 – Rota do Atlântico

Duração: 2 dias

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Praia de Paimogo; Praia do Caniçal; Praia do Areal; Cruzeiro da Lourinhã; Praia da Peralta; Praia de Porto de Barcas; Praia de Porto Dinheiro; Valmitão; Miradouro da Maceira; Termas do Vimeiro; Praia de Porto Novo; Ruínas do Antigo Convento de Penafirme; Praia do Centro – Santa Cruz; Praia do Guincho; Alto da Vela; Praia Azul; Foz do Sizandro; Praia de Cambelas; Praia da Assenta.

Rota 10 – Rota dos Monumentos Nacionais

Duração: 2 dias

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Monumento funerário do neolítico do Barro; Castro do Zambujal; Convento do Varotojo; Forte de S.Vicente; Ermida de Nossa Senhora do Ameal; Igreja de Santa Maria do Castelo; Chafariz dos Canos;

Igreja de São Pedro; Aqueduto de Torres Vedras; Real

Fábrica do Gelo; Antiga Igreja Matriz da Lourinhã; Igreja Matriz da Lourinhã; Forte da Consolação; Fortaleza de Peniche; Fortaleza de São Francisco; Igreja de São Leonardo; Igreja Matriz das Caldas da Rainha.

Rota 11 – Rota Acessível do Geoparque Oeste

Duração: 3 dias

Meio de Transporte: Carro

Pontos de interesse: Museu Municipal Leonel Trindade; Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro; Museu da Lourinhã; Dino Parque Lourinhã; Museu Renda de Bilros; Mata Municipal do Bombarral; Miradouro do Picoto; Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto; Museu Municipal do Cadaval; Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas; Parque D. Carlos I; Museu José Malhoa; Museu da Cerâmica.

Destaques Lazer Turismo