Melgaço dá a conhecer o seu património cultural nas celebrações do Dia Mundial do Turismo

Melgaço dá a conhecer o seu património cultural nas celebrações do Dia Mundial do Turismo

Melgaço fará uma viagem pela sua cultura e património, natureza, bem-estar, dará a provar o vinho alvarinho e o seu fumeiro e, no fim, dedicar-se-á ao desporto. A cidade celebra o Dia Mundial do Turismo com um programa de atividades que terão início no dia 27 de setembro e estendem-se até dia 1 de outubro.

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro, próxima quarta-feira, mas Melgaço decidiu festejar esta data até dia 1 de outubro. Foi preparado um roteiro para que os seus visitantes possam conhecer a região por inteiro.

O programa promove diversas atividades que irão acontecer por todo o concelho, permitindo assim a visita a vários locais memoráveis: algumas delas são o percurso guiado pelo trilho do Rio Mouro, rafting, canoagem, passeios de charrete com visita às Termas de Melgaço e centro histórico, passeios a cavalo por Castro Laboreiro, workshop sobre plantas aromáticas e medicinais do Parque Nacional Penêda Gerês, tour cultural em bus panorâmico, experiência com o apicultor – abelhas mansas, visita à queijaria Prados de Melgaço, ao “ARTES” – Centro de Artesanato, Termas de Melgaço e provas de águas, e muitas mais.

Todos os turistas que se desloquem até Melgaço nestes dias poderão usufruir de 20% de desconto em alojamentos aderentes a estas iniciativas. Nos restaurantes aderentes também será dado a provar um copo de vinho alvarinho.

“Melgaço tem um grande objetivo: transformar-se num território com uma oferta turística de excelência (…).”, afirma o presidente do Município de Melgaço, Manoel Batista.

Esta ação promove que os turistas conheçam Melgaço no seu todo, incluindo a natureza mais radical, a gastronomia e o seu património; e também alertar os residentes da importância do turismo, que se demonstra essencial para o “desenvolvimento sustentável dos territórios”.

“Estamos na linha da frente na promoção do desenvolvimento sustentável do território nas suas diversas vertentes: ambiental, económica, social e cultural.”, acrescenta o autarca, ressaltando que voltou a ser atribuído ao concelho o grau “PRATA”, como destino turístico sustentável pela EarthCheck. Melgaço já está a trabalhar para que, no prazo de três anos, consiga alcançar o grau “OURO”.

Notícias