PortugalNTN: “Somos o que sentimos”

PortugalNTN: “Somos o que sentimos”

Com mais de mil quilómetros de Percursos Pedestres implementados e homologados, centenas de quilómetros de Rotas Religiosas, Centros Cyclin´Portugal e Grandes Travessias Cicláveis, a PortugalNTN destaca-se no segmento de implementação de infraestruturas no setor de Turismo de Natureza.

É o verdadeiro conceito de “chave na mão” aplicado ao setor do Turismo de Natureza. A PortugalNTN, sediada em Mirandela, nasceu há oito anos e não para de crescer e surpreender. Um crescimento sustentado no profissionalismo e no rigor que impõe em cada trabalho.

Dotada de recursos humanos altamente qualificados, a empresa assegura o processo de criação de infraestruturas na área do turismo de início ao fim: realiza o estudo prévio, projeto de execução, produção de conteúdos, implementação, divulgação, promoção e dinamização de cada infraestrutura criada.

A empresa é especializada na implementação de Percursos Pedestres Homologados, Centros de Cyclin´Portugal, Grandes Travessias Cicláveis, Rotas religiosas, nomeadamente os Caminhos de Santiago e Caminhos de Fátima, Centros de Trail Running e ainda no desenvolvimento de Aplicações Móveis de visitação territorial que se destacam pela criatividade, inovação e facilidade de utilização. A aplicação comercializada com a marca FEEL® é facilmente adaptável e replicável de acordo com as necessidades e expectativas associadas a cada projeto.

Atualmente a empresa acaba de lançar novo produto turístico compósito designado de Walking Tours. São programas guiados e autoguiados, com duração variável entre 1 a 15 dias, planeados em territórios de 25 municípios onde implementou infraestruturas homologadas ligadas ao Turismo de Natureza, e que envolvem, atualmente, cerca de 90 parcerias, desde outros agentes de animação turística, a parceiros ligados à hotelaria, restauração e experiências relacionadas com produtos endógenos. “As parcerias e o trabalho em rede são fundamentais para o desenvolvimento de programas de excelência e para uma promoção integrada dos territórios”, alega Domingos Pires, um dos dois sócios-gerentes da empresa.

Os programas são estandardizados e têm como denominador comum a realização de caminhadas em percursos pedestres implementados pela Portugal NTN e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Incluem ainda o transporte, alojamento, alimentação, experiências temáticas, atividades de aventura e visitas ao património, entre outras. Os programas podem também ser personalizados em função das capacidades ou preferências de cada cliente, permitindo que cada um deles tenha uma experiencia verdadeiramente única feita “à sua medida”.

“Somos o que sentimos” é uma das frases adotadas pela empresa para expressar que cada trabalho executado tem na base o estudo e o conhecimento do terreno, das pessoas, da cultura, do património, de todo o contexto existente e no potencial que a sua intervenção pode vir a despertar. “Nada do que fazemos resulta da imposição cega da nossa ideia, aliás o planeamento é sempre o resultado dos contributos das comunidades locais e dos seus dirigentes, com a visão técnica e as exigências de segurança que, para nós, são inegociáveis, e com a própria visão de desenvolvimento que a nossa experiência já nos permite partilhar”, acrescenta João Neves, também sócio-gerente.

Da implementação à promoção

Mesmo que não exista um compromisso assumido para o efeito, no final de cada projeto implementado a PortugalNTN comunica-o, através dos canais próprios, da comunicação social e também criando vídeos promocionais que, para além da promoção nas plataformas online, leva para espaços de promoção e venda de produtos turísticos.

Todo este trabalho de promoção é realizado com recursos especializados próprios e, ainda que este não seja o foco de atuação da empresa, o empenho e a qualidade com que o faz tem recebido reconhecimento externo. Em outubro de 2022 a PortugalNTN recebeu o 1º Prémio no Festival Internacional de Cinema e Turismo – Art&Tur, na categoria de Empresa de Animação Turística, com um vídeo promocional que incluiu imagens da generalidade dos concelhos onde opera.

Mas há mais, a PortugalNTN desenvolve também eventos, seminários, viagens de familiarização com jornalistas, entre outras ações de promoção. São exemplo disso o Tua Walking Festival, um Festival de Percursos Pedestres a decorrer este ano no Parque Natural Regional do Vale do Tua; o Festival de Percursos Pedestres de Alijó, um município com 20 Pequenas Rotas implementadas; o Ansiães Douro Trail e o Sabrosa Trail por Terras de Magalhães, eventos que juntam centenas de pessoas anualmente em Carrazeda de Ansiães e em Sabrosa, entre outros.

A PortugalNTN está estruturada em três segmentos distintos:

Adventure, onde são desenvolvidos essencialmente workshops e atividades de Team Building em ambiente outdoor; o Walking, que compreende caminhadas conjugadas com experiências relacionadas com produtos endógenos; e o Consulting, dedicado a consultoria em Turismo de Natureza, nomeadamente, estudos e projetos ligados à instalação de Percursos Pedestres Homologados, Percursos Pedestres Homologados acessíveis, Centros de Cyclin’Portugal, Centros de Trail Running, produção de Cartografia Temática, desenvolvimento de Aplicações Móveis ligadas ao turismo e soluções de Design de Apoio a Produtos Turísticos.

A tudo isto junta sempre a Comunicação e a Promoção, duas componentes essenciais e fundamentais para o sucesso de cada iniciativa. “O que não se conhece não existe”, rematam os empresários.

Cultura e Património Destaques Turismo