PRAIAS FLUVIAIS GALARDOADAS DE GÓIS

PRAIAS FLUVIAIS GALARDOADAS DE GÓIS

Entre o rio e a montanha, o concelho de Góis é considerado a Capital do Ceira com as suas águas límpidas e cristalinas que proporcionam refrescantes banhos, sendo as praias fluviais a maior atração turística.

O território de Góis situa-se no distrito de Coimbra e apresenta um povoamento disperso, sendo distribuído pelas freguesias de Alvares, União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, Góis e Vila Nova do Ceira. É atravessado pelo Vale do Rio Ceira (rio afluente do Mondego) e pela Ribeira do Sinhel, e pode apreciar-se uma encantadora paisagem natural, com a predominância do elemento água, desenvolvendo-se em altivas montanhas, por todo o concelho. A região é detentora de uma biodiversidade de excelência, cujo potencial ambiental se encontra valorizado no âmbito do turismo e das atividades de lazer.

Devido à elevada qualidade de água no território, Góis possui 3 praias fluviais galardoadas: Praia Fluvial da Peneda – Góis; Praia Fluvial das Canaveias – Vila Nova do Ceira; Praia Fluvial do Sinhel – Alvares.

No que diz respeito à atribuição do galardão Bandeira Azul 2023 foram distinguidas as Praias Fluviais da Peneda e do Sinhel. Relativamente à Praia Fluvial das Canaveias, e à semelhança do que aconteceu no ano transato, apesar da qualidade da água estar dentro dos parâmetros legal-mente estabelecidos pela ABAE, sendo classificada como uma água balnear boa, não cumpre ainda os requisitos mínimos de “excelência” exigidos, estando o Município de Góis a envidar esforços no sentido de recuperar esta distinção com a maior brevidade possível. Este galardão distingue-se por ser um programa de educação para o desenvolvimento sustentável e um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos.

Podemos ainda contar com a aprovação do galardão Praia Acessível, Praia para Todos 2023 nas três praias fluviais. O objetivo deste programa é promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, nomeadamente o disposto na Lei para que, cada vez mais, as praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização, com a maior autonomia possível, por todas as pessoas que as desejem visitar, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

O Galardão de Ouro 2023 da QUERCUS foi atribuído à Praia Fluvial da Peneda. O objetivo principal deste programa é analisar exclusivamente a “excelente” qualidade da água balnear das praias portuguesas. Para atingir esta distinção de Qualidade de Ouro é necessário cumprir com: qualidade excelente da água nas últimas cinco épocas balneares, bem como apresentar valores superiores aos das análises realizadas na última época balnear.

A Praia Fluvial da Peneda está localizada em plena Vila de Góis e possui um açude e uma extensa zona relvada. Apresenta ainda um imponente enquadramento paisagístico, dominado por altas e majestosas serras, bem como uma vista privilegiada para a ponte real. Para completar, a Praia Fluvial das Canaveias é um local tranquilo, que permite um contacto próximo com a natureza, assim como a Praia Fluvial do Sinhel que se encontra situada nas margens da Ribeira do Sinhel e possui uma extensa área relvada.

Sendo Praias Acessíveis, para pessoas com mobilidade reduzida, dispõem de um conjunto de excelentes infraestruturas de apoio, nomeadamente bar com esplanada, rampas de acesso, instalações sanitárias, parque de merendas, parque infantil, estacionamento, posto de primeiros socorros e duas cadeiras anfíbias (uma na Praia da Peneda e outra na Praia das Canaveias). Nas nossas praias fluviais está assegurada a vigilância com nadador-salvador durante a época balnear, de 1 de julho a 31 de agosto.

Para além das suas praias fluviais galardoadas, Góis apresenta um conjunto de cursos de água que formam harmoniosas piscinas naturais, que são monitorizadas em termos de qualidade de água, algumas quase sem intervenção humana, nomeadamente, Cabreira, Colmeal e Ponte do Sótão, estando, esta última, localizada junto à intersecção da Ribeira de Ponte do Sótão com o Rio Sótão, na proximidade do centro da povoação. Em plena comunhão com a natureza, é um local onde a limpidez das águas do rio são o maior atrativo do nosso Concelho.

Góis, entre o rio e a montanha!

Natureza e Ambiente Turismo