Sentir e provar o melhor de Góis

Sentir e provar o melhor de Góis

Partimos à descoberta da essência de Góis através das suas especialidades gastronómicas, em particular o Cabrito do Sinhel e a Gamelinha, e também das praias fluviais que refletem a beleza natural do município, convidando-o a explorar as suas águas cristalinas.

A Típica Gamelinha

O Município de Góis lançou, em 2012, um concurso com a missão de criar um produto estratégico, na área da doçaria, cuja génese de confeção se encontrasse associada aos produtos regionais e endógenos, usos e costumes do concelho.

Assim nasceu a Gamelinha, um doce que associa sabores tão característicos e tradicionais como o mel, a castanha, a noz e a canela. A partir da forma, recuamos no tempo, e recordamos as gamelas onde se amassava a broa e as filhós e se migava a couve para o caldo e as galinhas.

A Gamelinha é promovida pelo Município de Góis, com marca registada na IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais e no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, ao qual compete a sua divulgação e permissão, devidamente protocolada, à sua fiel reprodução e comercialização. Neste momento, o doce típico de Góis é comercializado em três espaços comerciais, na Vila de Góis.

O Cabrito do Sinhel

O cabrito tem uma forte presença e identidade nas zonas serranas, como meio de sustento e como prato a servir em mesas festivas, nomeadamente, no Domingo de Páscoa. No Município de Góis, o cabrito, bem como outros produtos endógenos, que passaram a representar o nosso património gastronómico, tem protagonizado algumas iniciativas que pretendem respeitar e honrar sabores de outrora.

Idealmente, para usos culinários, o cabrito deve ser de pequenas dimensões pois, quanto menor, mais saboroso. Depois de assado, o cabrito pode apresentar tons dourados e acastanhados, um odor a ervas aromáticas e uma textura tenra.

Praias Fluviais de Góis

O território de Góis é atravessado pelo Rio Ceira e pela Ribeira do Sinhel, desenvolvendo-se em maravilhosas paisagens montanhosas. Devido à qualidade da água, Góis apresenta três praias fluviais: Praia Fluvial da Peneda, Praia Fluvial das Canaveias e Praia Fluvial de Alvares.

A Praia Fluvial das Canaveias, localizada em Vila Nova do Ceira e a Praia Fluvial da Peneda, localizada na vila de Góis, encontram-se situadas nas margens do rio Ceira, cuja pureza das suas águas proporciona refrescantes banhos.

A Praia Fluvial de Alvares encontra-se situada nas margens da Ribeira do Sinhel e é um ótimo local de descanso, tranquilo, que permite um contacto próximo com a natureza.

Para além das Praias Fluviais, Góis dispõe ainda de outras zonas balneares espalhadas pelo concelho, destacando-se Cabreira e Colmeal, situadas junto às margens do rio Ceira e a zona balnear de Ponte do Sótão, nas margens do rio Sótão.

Natureza e Ambiente Turismo