Praias com Qualidade de Ouro

Praias com Qualidade de Ouro

Atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza desde 2004, o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, no caso, as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

O objetivo da Quercus é distinguir pela positiva as praias que ao longo de cinco anos consecutivos apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água. Trata-se do reconhecimento de uma dinâmica coletiva que envolve diversas entidades e a população em geral, em que destacaria o trabalho dos Municípios na área do ambiente, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, das empresas de saneamento e tratamento das águas residuais, mas também das Juntas de Freguesia, das associações locais, Capitanias, Bombeiros e outras entidades.

De referir, que na época balnear 2023, a Quercus atribuiu o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” a 394 praias nacionais, sendo que destas praias galardoadas, 328 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Já desde 2022, o projeto “Praias Qualidade de Ouro” da Quercus conta com o apoio de várias entidades que asseguram o saneamento de águas residuais, um processo determinante do ponto de vista ambiental, com influência direta na qualidade das águas balneares. São eles a Águas do Algarve, a Águas do Tejo Atlântico, a Águas de Santo André, a SIMARSUL, a Águas do Vale do Tejo, a Águas do Centro Litoral e a Indaqua.

Trata-se de um projeto pela positiva que, acima de tudo, pretende distinguir o trabalho de muitas pessoas e que orgulha os municípios e os cidadãos.

Alexandra Azevedo,

Presidente da Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Opinião