O papel do setor agrícola no ambiente 

O papel do setor agrícola no ambiente 

Os recursos naturais são fundamentais para o desenvolvimento da atividade agrícola e, com o passar dos anos, tronou-se urgente equilibrar a produção de alimentos do setor com a necessidade de preservar o meio ambiente.  

Atualmente, um dos grandes objetivos do setor é conciliar a proteção ambiental com a valorização dos subprodutos*, conseguindo minimizar o impacto negativo da agricultura no meio ambiente. Desta forma, é possível reduzir o impacto ambiental, de forma a preservar os recursos naturais da Terra, promovendo a sua proteção e preservação, através de uma Agricultura Sustentável. 

A atual conjuntura agroeconómica, aliada aos princípios da Economia Circular e do Pacto Ecológico Europeu, numa perspetiva de promoção da Agricultura Sustentável, de forma a salvaguardar os valores ambientais e de combater as alterações climáticas pretende, entre várias medidas presentes no Portal do Ministério da Agricultura: 

  • “Reforçar a proteção do recurso água; 
  • Aplicar o Código de Boas Práticas Agrícolas para a proteção da água contra a poluição com nitratos e fosfatos de origem agrícola, bem como do Programa de Ação a aplicar nas zonas vulneráveis, contribuindo para a proteção dos recursos água, ar e solo; 
  • Reutilizar as águas residuais na agricultura; 
  • Gerir, de forma sustentável, a água através da participação em Comissões Técnicas Sectoriais.” 

A proteção ambiental é, além de uma preocupação, um dos pilares para a Agricultura Sustentável continuar a sua transição no caminho da sustentabilidade. Isto, no sentido de se desenvolver a agricultura enquanto atividade económica responsável pela produção alimentar, proteção ambiental, coesão territorial, criação de emprego, bem-estar e saúde dos cidadãos. 

O QUE SÃO SUBPRODUTOS NO SETOR AGRÍCOLA?

Subprodutos são produtos acidentais ou secundários do produto principal em si, ou seja, são obtidos a partir de um ou mais tratamentos, transformações ou fases de processamento de subprodutos animais e alimentares.

Os subprodutos podem ser:

Alimentos de origem animal impróprios para consumo humano;

  • Alimentos de origem animal próprios para consumo humano, mas que se destinem a fins diferentes do consumo humano, como por exemplo o fabrico de alimentos para animais de companhia;

  • Cadáveres ou partes de animais como a lã, pelos, penas, cerdas, chifres, cascos;

  • Chorume (excremento ou urina de animais de criação exceto peixes de criação);

  • Troféus de caça.

Agropecuária